0

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

É possível um discípulo de Jesus viver em pecado?‏

Daniel Firmino responde!

Primeiro vamos para nossa leitura Bíblica: I Jo 1.5-10.


Texto-Chave: ‘’Se dissermos que mantemos comunhão com Deus e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. ’’ (I Jo 1.6)

Se observarmos no início do versículo 5, veremos que João diz o seguinte: ‘’Ora, a mensagem que, da parte DELE, temos ouvido e vos anunciamos é esta…’’. A pergunta seria: da parte Dele… Quem? A resposta é: da parte de Deus. Isto significa que a mensagem que João e os outros apóstolos pregavam provinha de Deus e, não de seres humanos. Porém João deixa bem claro que o será dito não é uma interpretação humana, mas a revelação divina.

Uma vez que entendemos que Deus é Luz e não há nele nenhuma treva – a mensagem que os apóstolos ouviram e anunciaram – temos um senso da distinção de luz e treva.

No sentido intelectual, ‘’luz’’ refere-se à verdade bíblica, enquanto ‘’trevas’’ refere-se ao erro ou falsidade (Sl 119.105; Pv 6.23). No sentido moral, ‘’luz’’ refere-se à santidade ou pureza, enquanto ‘’trevas’’ refere-se a pecado ou transgressão. (Rm 13-11-14; I Ts 5.4-7).

Ou seja, Deus é totalmente perfeito e nada existe no caráter de Deus que possa afetar a sua verdade e santidade – Ele é ausente de trevas. (Tg 1.17).

I. Dizer ≠ Ser

‘’Se dissermos que mantemos comunhão com Deus e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. ’’(I Jo 1.6)

Ás vezes, nós mesmos vemos tantas e várias pessoas se dizendo cristãs ou seguidoras de Jesus, mas suas vidas não resplandecem o que dizem. Na época que João fez epístola, provavelmente na última parte do séc. 1º, existiam muitos indivíduos que alegavam ser iluminados e ter comunhão com Cristo, mas o fato de andarem nas trevas refutava suas alegações e, consequentemente demonstravam que eles tinham não tinham salvação genuína. Essa é a grande razão do que ser é muito diferente do que apenas dizer.

II. Andar em Pecado x Ter pecado

Quantos de vocês já viram esse ditado: ‘’Errar é o humano, mas permanecer no erro é burrice’’? Não é bíblico, mas faz todo o sentido. Na verdade é basicamente o que difere andar em pecado (= permanecer no erro) de ter pecado (= errar).

Uma pessoa que segue Jesus é iluminada pela glória de Deus, do contrário do incrédulo, em que nem luz há. Uma das grandes evidências para sabermos quando alguém nunca foi salvo é: permanência no pecado (vida em trevas) e negação de uma natureza pecaminosa. Este é o motivo da epístola de João atingir diretamente aos falsos mestres, pois além deles andarem em pecado, chegavam ao extremo de negar totalmente a existência de uma natureza de pecado na vida deles.

Não podemos confundir a natureza pecaminosa com a vida pecaminosa. Por exemplo, alguém que peca constantemente, não se importa com seus pecados e nem se arrepende deles, certamente nunca foi salvo por ter uma vida pecaminosa – pois é um coração totalmente ausente de Luz. Logo, outro que peca não constantemente, mas se importa com seus pecados por isso confessa-os e se arrepende deles, certamente foi salvo por ter uma natureza pecaminosa – pois é um coração totalmente cheio de Luz.

III. Um discípulo de Jesus tem pecado?

Um grande erro das pessoas é achar que nós não pecamos ou não temos pecado.

Deus nos fala por meio de João, que se dissemos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós.(I Jo 1.8). Todos nós somos provenientes do primeiro Adão e, portanto, herdamos a sua natureza pecaminosa. Somos estimulados a fazer o que é mal, impulsionados a desobedecer ou desagradar a Deus, por isso carecemos da glória de Deus (Rm 3.23).

Os discípulos pecam, mas não constantemente, e mesmo assim confessam os pecados a fim de serem perdoados e purificados por Deus. (I Jo 1.9)

IV. Um discípulo de Jesus pode viver em pecado?

Segundo o nosso dicionário Aurélio, a palavra ‘’discípulo’’ significa: pessoa que recebe instrução; aquele que aprende; seguidor. Essa palavra possui um grau de importância, não é a toa que ela é mencionada 260 vezes no N.T. Como sabemos que Jesus é Deus-pessoal; portanto, quem recebe suas instruções, aprende Dele e segue a Ele, obviamente é seu discípulo.

Se Jesus é Luz (Jo 1.4) é impossível alguém segui-lo em trevas, ou seja, permanecer no pecado seguindo-o tranquilamente. Como o discípulo é alguém muito próximo de Deus, não teria nenhum cabimento de haver comunhão entre eles, pois são lados totalmente opostos: homem é treva e Jesus é luz (II Co 6.14).... Da mesma forma que seria impossível ver pornografia falando em línguas é como um discípulo de Jesus vivendo em pecado. A santidade de Deus não pode ser afetada com o pecado, antes, ela abomina-o.

Então duas razões para que um discípulo não possa andar em pecado ou trevas é:

a) Novo Nascimento

‘’Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente, ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus’’. ( I Jo 3.9).

b) Luz de Cristo

‘’Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.’’ (João 8.12).

Que nós amados, possamos andar na luz - praticando sempre a verdade, vivendo a pureza e refletindo a simplicidade de Cristo!

Paz, abraço – Daniel Firmino.




Mas quem é Daniel firmino? Daniel Firmino é um brother meu da minha igreja - também possui um blog danielomenaf - Ultimamente tem conhecido profundamente esse Deus vivo e compartilhou sua palavra conosco :D - Então é isso aí
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário