0

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Série - Um pouco de cada autor [2]

Hoje é Lucas e João

Vamos falar um pouco de Lucas e seu evangelho.

Lucas, "o médico amado", amigo íntimo e companheiro de Paulo, foi provavelmente o único autor gentio no NT. Nada sabemos de sua vida, nem de sua conversão, exceto que ele não foi testemunha ocular de Jesus Cristo. Embora médico por profissão, foi, antes de tudo, um evangelista. Escreveu este evangelho e o livro de Atos, acompanhou Paulo em sua obra missionária e ficou ao lado do apóstolo na época do seu martírio. Contudo, não temos informações sobre como foi o fim da vida de Lucas. Estimulado pelas obras dos outros (testemunhas oculares) dispôs as informações através do Espírito Santo, para instruir Teófilo quanto à confiabilidade histórica da fé. Apesar de ser focado para Teófilo, o evangelho de Lucas serve para todos os gentios. É um evangelho enorme, com várias informações adicionais. Também um evangelho famoso por ser um texto cuidadosamente pesquisado e documentado. Supõe-se que foi escrito por volta do ano 60.

Agora um pouquinho de João e seu evangelho

João, identificado como "o discípulo a quem Jesus amava". Era sem dúvida, um judeu palestino que testemunhou  vida pessoal de Jesus bem de perto, pois além de conhecer os costumes judaicos e da terra, inclui detalhes típicos de uma testemunha ocular. Temos certeza que quem escreveu esse evangelho foi João, já que Tiago que tinha chance  de ser por ser também muito intimo de Cristo, morreu antes da época desse livro e Pedro é citado por nome, não pelo "discípulo, a quem Jesus amava", conclui-se que João foi o autor.
João era filho de Zebedeu e Salomé, e irmão do discípulo Tiago. Era galileu e, ao que parece, sua família possuía vários bens. Exerceu um papel importante na edificação da igreja primitiva em Jerusalém, depois foi pra Éfeso e, por razões desconhecidas, foi exilado na ilha de Patmos, onde escreveu o livro de Apocalipse.

O seu evangelho é o mais teológico comparado aos outros livros. Trata da natureza e da pessoa de Cristo, e do significado da fé nEle. Evangelho também conhecido por enfatizar a realidade física como fome, sede, cansaço, dor e morte de Cristo para deixar claro que Jesus foi humano como a gente. O livro é chamado, por vezes, de "o livro dos 7 sinais", tendo em vista que o autor escolheu 7 sinais miraculosos a fim de revelar por meio deles a missão de Jesus, sem contar que é o evangelho conhecido por contar o versículo que resume o plano de Deus, o velho João 3:16.

Que Deus me abençoe e a vocês também.
João 3:16
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário