0

sábado, 12 de fevereiro de 2011

É errado assistir animes?

Será que tem algo de errado em assistir animes? o artigo que estarei postando também irá servir para músicas, seriados, filmes e por aí vai, espero que Deus fale no coração de vocês.


Cristão pode assistir animes?

Eita pergunta complicada e, para muitos, um tanto polêmica! Mas vamos dar uma olhada melhor sobre o quê vem a ser anime, no que se constitui anime e porque sempre entra-se nessa polêmica.

Entenda a polêmica:

Aqui são japoneses muito felizes num aniversário. Dá até
para sabe quem é o aniversariante pelo sorriso.
Japonês não é um povo muito emotivo (como é possível ver na imagem), isso deve-se ao fato de serem um povo muito fechado, sem muitas emoções. Assim, acabam transpondo suas grandes emoções em desenhos. Anime/Mangá nada mais é que histórias desenhadas nos traços japoneses tendo por características emoções extremas cujas qualidades de uma personagem se apresenta através do cabelo, da sobrancelha e da roupa.

Mas qual seria o problema em assistir animes?

A grande polêmica dos animes provém da cultura de seus criadores. Como assim?! Japoneses são pessoas do outro lado do planeta com cultura e religiões completamente diferentes. Eles vivem em um lugar onde a religião predominante é o budismo e o xintoísmo, sem contar o grande número de ateus. Além da mitologia milenar japonesa na qual existem seres como shinigamis (deuses da morte), encarnações da natureza como Amateratsu, Susanoo e Tsukuyome.

Essa é resumidamente a história do Japão. As marcas culturais japonesas aparecem em seus desenhos, bem como em qualquer outra cultura e arte. Cultura essa bem diferente na qual facilmente aparecem deuses e demônios em suas histórias. O grande fato é que, como eles gostam de ser bastante expressivos nos desenhos, essas culturas e religiões não aparecem de maneira sutil, como o Hades do filme Hércules da Disney, mas de maneira bem enfática.

Tenha uma visão mais ampla:

Essa aqui é a estátua do curupira, ou seria talvez um demônio?
Aqui no Brasil, existe uma grande dúvida se pode assistir ou não anime, sendo esse muito baseado nessas mitologias. E se comparássemos, bem rápido, com outras mitologias que assistimos em outros filmes super de boa? A grega e a nórdica não são muito diferentes, por exemplo, na grega existe o deus do submundo, na nórdica acreditava-se na existência de trolls e demônios também, porém parece que somente a japonesa é a “encapetada”.

Agora que tal uma comparação ainda mais próxima? O que seria a “mitologia brasileira?” Bem, eu diria que seria o nosso folclore, crenças em seres lendários que nossos povos antigos acreditavam existir por aí (aliás, essas crenças ainda perduram em muitos interiores afora). O curupira e boitatá, exemplos de seres folclóricos, parecem bastante com um “ser das trevas”, só que não são intitulados dessa forma. Tente se colocar no lugar de um japonês quando vê uma estátua (foto) como essa, eles podem pensar mil e uma coisas sobre essa estátua, que nós a adoramos, que a cultuamos, mas a grande verdade é que isso é apenas um pouco da nossa antiga cultura que gostamos de relembrar.

Resposta:

Aqui é Jesus em estilo anime, opa,
estilo? Sim, anime/mangá não passa
de um estilo diferente de desenho.
A bíblia nos dá uma série de mandamentos do que fazer e o que não fazer, correto? Mas quando encontramos algum ato que não está na bíblia, tipo: é errado assistir animes? É errado jogar futebol? É errado praticar uma arte marcial? Bem, realmente a bíblia não fala diretamente sobre eles e nem a igreja vai fazer uma lista de coisas que você pode ou não fazer. Agora, a bíblia impõe alguns princípios como: "todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm" (1 Coríntios 10:23) ou como “não abusar de sua liberdade para ser pedra de tropeço para seu irmão” (1 Coríntios 8:9). A partir desse e de vários outros princípios, nós nos baseamos e os aplicamos no que fazemos todos os dias (respondendo então, pode assistir animes).

Para você que é convertido, entenda. Quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo, assim como daquilo que é certo ou errado é o Espírito Santo e não a LEI. Acho que está claro que esse texto não servirá somente para animes, mas para qualquer série, filme ou coisas do tipo. Não existe nada de errado em assistir essas coisas, contando, é claro, que não esteja quebrando os princípios bíblicos. Caso esteja quebrando, isso se tornará um pecado e por aí vai. Resumindo, a convicção não vem pelo alerta ou pela proibição, mas pelo convencimento do Espírito quando alguém está próximo do Senhor e da Sua palavra.


Então eu posso assistir qualquer anime? Também não é assim, existem animes e animes, tem muita coisa que NÃO convém. Animes imorais, animes com apologia ao culto ao capiroto mesmo e animes com violência sem história, com certeza não convém. Mas também existe os animes com histórias iradíssimas, emoção e muita diversão. O lance é ter uma experiência muito forte com Deus que você vai saber distinguir o que deve ou não assistir de acordo com o que você ler em Sua palavra.

Comentários
79 Comentários

79 comentários:

  1. Muito bom. Concordo com tudo, e acho que devemos exercer nossa fé como cristão em simples momento. parabéns !!! :]'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu otaku e cristã procurando essas coisas kkk

      Excluir
    2. Bom eu nunca gostei de anime principalmente que no anime tem tóxico, anime é tóxico, e também muito óbvio, mas fazer oque, Deus já está próximo,e vai acabar com tudo isso

      Excluir
  2. Eu já vi muito, mas a verdade liberta, nao é amados...
    Selecionem irmãos, tudo que vocês veem, prestem atenção em tudo aquilo que passam diante de seus olhos, pode ser a coisa mais linda do mundo, mas pode nao vir nem ser de Deus.
    Então, nao quero ser radical nem nada, A salvação ninguém perde, ela é dada pela graça de Deus mediante nossa fé, mas a comunhão, e intimidade com Deus é ganhado na força(pela palavra de DEus: "o Reino dos céus é ganho pela força") sobre esse assunto, descordo do autor, a palavra diz em filipenses 4:8~9 "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
    O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco."... e em provérbios 4:21~22 diz: " Não se apartem elas de diante dos teus olhos; guarda-as dentro do teu coração.Porque são vida para os que as encontram, e saúde para todo o seu corpo"...

    Será que é pecado? De fato não, mas certas decisões nos impedem de ter algo mais de Deus, e de uma intimidade maior com Ele. Os olhos são a janela da alma, será que de fato é bom e saudável ver todos esses desenhos que há vários demônios e exemplos explícito de posseções?(Naruto tem um demonio dentro dele, Inuiasha, vive num mundo cheio de demonios...etc) Poderia citar vários, Pela Graça do Senhor já não vejo mais.
    Perdõe irmãos, se eu estiver errado, mas essa é a minha opnião sobre o asunto.
    DESCULPEM EU FALEI DE MAIS. ;O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem du sou cristão e assistia mt animes bm eu sou mt calculista e analisou mt histórias de ficção para ver se agrada algo q possamos pegar de exemplo para nossos dia dia bem vc citou naruto eu cara de vdd assisti o anime/mangá todo tipo VC falou de uma maneira bem tosca de q vive um demônio dendro do corpo e vive em um mundo cheio de demônios ata até parece q demônio sabe amar ... Isso nn vem ao caso mais tipo o Naruto nn possui inuasha no corpo nn ele possuem e um kitsume e essa raposa ela e um floclorio japonês e tipo ss o Naruto se baseia em flocorio e em deuses ss mais VC já parou pra ver e julgar o conteúdo ?? Bm se VC falou dessa forma nn cara tipo a história dos ensinamentos como nunca desistir dos teus sonhos q o amor e maior q a vingança q abandonar seus amigos e ser uma pessoa cruel e comprir uma tarefa ou um trabalho e mt menos importante do q deixar sua família esperando pq VC nunca pode aproveitar o tempo seu para dizer q ama seu filho bem vlh por um a opinião sobre o poste ss até ta certa mais eu acho q devemos ver séries animes filmes em geral para aprender a conviver com VC mesmo e nn puchar o budismo ou o satanismo para dentro de VC e ss puchar palavra de amor e afeto pq deus agrada de uma pessoa q nn julga os atos das outra q nn descrimina a pessoa e q nn faz mal ao seu próximo e tipo esses ensinamentos podem ater ser poucos mais eles nn estão só na bíblia e ss no coração de cada pessoa basta agente viver em função de todo os mandamentos de deus e buscar o conhecimento dele pq dele foram feito todas as coisas então todas as coisas envolve 1% dele mais a bíblia e a única q envolve 100% dele

      Excluir
    2. Bem du sou cristão e assistia mt animes bm eu sou mt calculista e analisou mt histórias de ficção para ver se agrada algo q possamos pegar de exemplo para nossos dia dia bem vc citou naruto eu cara de vdd assisti o anime/mangá todo tipo VC falou de uma maneira bem tosca de q vive um demônio dendro do corpo e vive em um mundo cheio de demônios ata até parece q demônio sabe amar ... Isso nn vem ao caso mais tipo o Naruto nn possui inuasha no corpo nn ele possuem e um kitsume e essa raposa ela e um floclorio japonês e tipo ss o Naruto se baseia em flocorio e em deuses ss mais VC já parou pra ver e julgar o conteúdo ?? Bm se VC falou dessa forma nn cara tipo a história dos ensinamentos como nunca desistir dos teus sonhos q o amor e maior q a vingança q abandonar seus amigos e ser uma pessoa cruel e comprir uma tarefa ou um trabalho e mt menos importante do q deixar sua família esperando pq VC nunca pode aproveitar o tempo seu para dizer q ama seu filho bem vlh por um a opinião sobre o poste ss até ta certa mais eu acho q devemos ver séries animes filmes em geral para aprender a conviver com VC mesmo e nn puchar o budismo ou o satanismo para dentro de VC e ss puchar palavra de amor e afeto pq deus agrada de uma pessoa q nn julga os atos das outra q nn descrimina a pessoa e q nn faz mal ao seu próximo e tipo esses ensinamentos podem ater ser poucos mais eles nn estão só na bíblia e ss no coração de cada pessoa basta agente viver em função de todo os mandamentos de deus e buscar o conhecimento dele pq dele foram feito todas as coisas então todas as coisas envolve 1% dele mais a bíblia e a única q envolve 100% dele

      Excluir
    3. Eu nem sou cristã e o que tem dentro do Naruto não é um demônio,vcs fala as coisas que nem sabe ksksks.Kurama e muito MUITO poderosa então os humanos queriam usas ele ao seu poder e pra que isso não aconteça ele botava medo nas pessoas e aí chamavam ele de demônio.....é isso

      Excluir
  3. Você está certo em certas decisões nos impedem de ter algo mais de Deus e é por isso que coloquei que não devemos perder muito tempo nisso e simplismente usar como diversão pois creio que Deus também quer que sejamos felizes...

    O fato do naruto (isso vale para qualquer outro) obter demônios não irá me interferir de adorar a Deus, pra mim não passa de uma trama da história... agora se zombar o santo nome de Deus realmente não é bom assistir, eu estava com uma camisa com um simbolo que eu não conhecia, então um amigo meu evangélico pegou e disse "Benny, o que significa esse simbolo?" eu fiquei meio errado e não sabia dizer... ai ele pegou e disse, pra outras pessoas esse simbolo pode dizer alguma coisa, mas pra você significa nada... a partir daí percebi que tudo isso para mim vai se resumir a NADA, ah não ser criar uma boa história em que eu me divirta... em um exemplo de Hip Hop americanos, algumas pessoas usam essas músicas para se prostituirem, eu uso simplismente para dançar e me divertir... ;D

    ResponderExcluir
  4. Ah, e agradeço ao Jota aí, amigão das antigas perguntando algo que pode ser dúvida de muita gente aí...

    ResponderExcluir
  5. por favor, quando usarem a palavra de deus em seus argumentos, digam o contexto, não podemos nos apoiar em apenas alguns pedações isolados...
    claro é a minha opinião... devemos ter cuidado... quem nunca disse "tudo posso naquele que me fortalesse" sem saber o contexto?

    bem... é isso

    ResponderExcluir
  6. Você está certo terule, procuro sempre saber o contexto, e nunca jogar o versiculo vazio do nada... mas esse teu comentário foi pra q parte??

    ResponderExcluir
  7. não foi por nada específico não Benny... é mais uma sugestão... eu fico com receio quando um tema assim é pego para debate porque uma pessoa que não entende sobre o assunto pode pegar um texto usado e transformar em doutrina como o "tudo posso naquele que me fortalesse"... como já vi tbm pastores usarem textos de quando Deus estava restituindo tudo em dobro para Jó pra dizer que era assim que deus agia, mas sem ao menos fazer referência às provações que ele passou antes...

    foi por isso que eusugerí que fosse apresentado tambem o contexto, pra não deixar dúvida ou passar a mensagem errada...

    não que isso tenha acontecido ok? eu conheço todas akelas passagens... e li na biblia o contexto... mas é sempre bom tomar cuidado

    ResponderExcluir
  8. Não sei se é errado ou não, depende do contexto da história talvez. Agora vamos pegar um exemplo, acho que o nome é Saint Young Man, que zomba de Jesus, eu acho totalmente ridículo e acredito que seja pecado.

    ResponderExcluir
  9. Haha! Pode crê leki. Vou linkar este texto seu no final de semana! Abraçoss

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente, porém a Lei é muito importante, "pois pela lei vem o pleno conhecimento do pecado" Rm 3:20, "Más eu não teria conhecido o pecado, senão por intermedio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não disserá: não cobiçarás" Rm 7:7. Certamente a lei apenas nos condena, mas quando VEMOS o nosso erro nos achegamos a Cristo, e certamente o Espirito Santo tem o papel fundamental.
    Você certamente terá mais repudio em ver animes de pura matança, tipo hellsing ou High School of the Dead quando está mais proximo a Cristo. Mas eu mesmo vejo muitos animes, e procuro absorver o maximo de qualidades, porém quando vejo que um anime é puro cetismo eu paro. Mas muitos nos dão uma grande lição! , como Fate stay Night, Fairy tail, bakuman, Death note, FMA, muitos outros mas como você disse, sempre tentando absorver o melhor.
    Mas estou feliz em ver que não existem só otakus que criticam a Cristo !

    ResponderExcluir
  11. haaaaa vai a puta que lhe pariu
    isso que voces estao fazendo que e pecado
    esta na biblia
    nao jugares o seu prosimo por erro ou modos de viver
    entao se mata
    e vai para o inferno feliz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza cara, acho que você nem leu o texto :)

      Excluir
    2. Um minuto de silêncio... mataram o português.

      Excluir
    3. Não pode xingar e falar da biblia é pecado

      Excluir
  12. Existem histórias muito legais nos animes, o lance é você não colocar eles na frente de Deus, se você gasta tempo de mais assistindo animes e não lê a Bíblia ou ora, então ele se tornou um ídolo em sua vida, e não se pode servir a dois senhores ao mesmo tempo.
    Outro lance é que muitos são extremamente satanistas, e a palavra de Deus nos diz: não porei coisa má diante dos meus olhos.
    Eu baixo bastante animes e analiso quais são os que valem a pena assistir, porém não perco muito tempo com eles pois sei que tenho uma vida com Deus

    ResponderExcluir
  13. Por exemplo.. Assistir Death Note seria errado?
    (na minha opinião não, porque pra mim, não passa de uma simples diversão, e de maneira nenhuma colocarei acima de Deus) mas estou com essa pequena dúvida rs'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti Death Note, ele tem uma linguagem bem estranha e faz algumas referências com a bíblia, porém não encontrei nada realmente confrontador ou algo que me levasse pecar, então não é um problema (pra mim também)

      Excluir
    2. Death Note foi um dos animes mais inteligentes que já assisti, eu o vi quando comecei q gostar de animes, então qualquer coisa me agradava. PORÉM ele possui certas contrariedades, como por exemplo, o tema de morte recorrente em toda a série, o homicídio, o suicídio, a indiferença em relação a vida do próximo. Apesar de no anime ser deixado bem claro que as ações de Kira são imorais, ele sai impune até o último episódio e é de certa forma exaltado.. Não acho que os criadores da obra tiveram a intenção de trazer a malignidade, mas você acaba naturalmente torcendo pelo Kira e aceitando o tema da morte. Na época não me causou nenhum mal aparente, mas meu pai acabou ficando perturbado depois que assistiu (e ele gosta de animes, ok? Não foi por superstição)

      Excluir
  14. Seria pecado seu jogasse um jogo do naruto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, sinceramente não vejo problema, mas não se vicie nele e nem deixe Deus em segundo plano, usufrua disso apenas para uma diversão ~~ De preferência jogue com amigos

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Amigos, a pergunta não deveria ser se é pecado ou não, mas se isso vai me aproximar ou me afastar de Deus???!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem coisas que não são pecados mas que me afasta de Deus, e com certeza muitos animes não nos aproximam de Deus, e acabam neutralizando nossa mente para o senso de pecado... É melhor evitar!

      Excluir
    2. No meu caso me afastou, mas eu percebi e me afastei
      Mas hoje só assisto como diversão, me impus regras para antes,depois é durante a hora de assistir
      Como:
      •não assistir antes de ler a bíblia
      •Deus acima de tudo
      •não me deixa influência
      •Observa é reter o bem
      ...

      Afinal a bíblia diz:

      I Coríntios Cap. 6.
      12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.

      Excluir
  17. Amigos, a pergunta não deveria ser se é pecado ou não, mas se isso vai me aproximar ou me afastar de Deus???!

    ResponderExcluir
  18. Deus nos diz para fugir da aparecia do mal, ou não tomar a forma desse mundo, temos que ser "radicais" anda totalmente na contra mão do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I Coríntios Cap. 6.
      12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.

      Excluir
  19. Deus nos diz para fugir da aparecia do mal, ou não tomar a forma desse mundo, temos que ser "radicais" anda totalmente na contra mão do mundo.

    ResponderExcluir
  20. Benny, voce acha errado assistir naruto?? Eu gosto bastante, mas estou em duvida se assisto ou nao, pois nele tem muita referencia ao satanismo, mais de mmaneira nenhuma deixarei isso interferir na minha vida com Deus

    ResponderExcluir
  21. Alguém pode me dizer se eu posso assistir animes que apresentam outros deuses, como Mirai Nikki e Dungeon?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João. Olha eu penso da seguinte forma, outros deuses sempre existiram desde os tempos de Moisés, não há um único Deus mas para nós que somos salvos há um Deus único entende?
      Até mesmo em alguns animes se nota que esses deuses que eles falam é só mais um criado por eles mas que há um único que geralmente não é explorado sua origem em determinados animes. Eu assisti miria nikki.

      Excluir
  22. Nossa, achei bom ^^. Porém eu curto animes, mas a minha mãe me jugava, por assistir, mas agr ela deixa eu assistir.. Só alguns... Mas quando eu assisto, eu assisto por diversão, nem toda vez assisto..mas isso n ira me afastar de Deus e nunca me afastou

    ResponderExcluir
  23. Bem pra resumir, um contexto da Bíblia diz claramente,
    Oque importa não é oque entra no seu coração, mais sim oque sai dele.
    (não exatamente essas palavras)
    Peça a Deus discernimento sabedoria que ele mostrará, um exemplo ótimo do meu pastor, em relação a futebol pro exemplo,
    Uma pessoa que ver futebol que assiste tranquilo e não faz nada, pode ver

    Porém uma pessoa que se estressa grita xinga. Pra essa pessoa já é pecado ver futebol.

    Oque importa é oque você transmite para o mundo.
    Se você se viciar no anime, só falar disso é se afastar de Deus, deixar de ir a Igreja pra fazer algo relacionado, aí sim vocês está pecando.

    Aprendi muita coisa com naruto, e as coisas ruins que tem lá, estão nas minhas memórias, porém não no meu coração, aprendi lá que a matar toda sua família pra proteger seu país, porém nunca vou fazer isso, porém aprendi também a dar valor aos seus amigos, e se um irmão sair da igreja eu fazer o impossível para trazê-lo se volta, já isso eu farei se tiver a oportunidade. Obrigado a todos

    ResponderExcluir
  24. Séria errado eu sendo já batizada continuar a assistir CDZ?

    ResponderExcluir
  25. Séria errado eu sendo já batizada continuar a assistir CDZ?

    ResponderExcluir
  26. Sinceramente concordo com ele pode ate ter demônios e tal mais por mim Jesus sabe meu coração então tipo se eu nao estiver adorando as coisas tipo os demônios e tal eu acho que nao e pecado mais cada um tem sua opiniao por mim o anime mais pesado desse geito que eu até hj vi e o dead noth (nota da morte)
    Pois até parei.de ver ele mais pq? Pq o anime contém muitos demônios e não me senti avontade mais sou crente e gosto sim de animes mais não gosto de quanto gosto do meu deus "adorai a Deus sobre todas as coisas" e um dos 10 mandamentos ou seja por mim contando que vc não ame mais anime do que Deus não é pecado👍

    ResponderExcluir
  27. A bíblia diz não ameis o mundo nem no que no mundo ha pois se ameis o amor do pai não esta nele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parem de usar essa frase, se brincar vcs nem sabe seus significados

      Excluir
  28. Ou seja, quer dizer então que é errado assistir feiry tail nanatsu no taizai ao no exorcist e outros do tipo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se pergunte: Eu sou capaz de não me deixa influência? Depois que eu comecei a assistir como ficou minha vida espiritual? Ser a que eu me envolvi demais com essas coisas?

      Excluir
  29. É bem isso, saber o que assistir e o que não assistir, e também, existem histórias de mangás divertidas que envolvem contextos históricos ou coisas do cotidiano e que não envolvem misticismo, e pessoal, uma dica: existem mangás evangélicos também!!!

    ResponderExcluir
  30. Como dito no post e por outras pessoas aqui, o importante é selecionar. Gosto de muitos animes, mas nem todos que gosto me fazem bem.
    Exemplo: Death Note e sua contemplação a morte, Monster onde o vilão parece a própria besta, Shingeki no Kyojin com palavras frequentes de ódio e cenas de muita violência, e Mushishi..que apesar de ser um anime muito bonito e bem feito em alguns episódios trás extrema melancolia.
    Bem,retomando os comentários o importante é não colocarmos essas coisas acima de Deus e deixarmos o vício tomar conta. Por muito tempo coloquei meu entretenimento como prioridade, mas aos poucos vou aprendendo a desapegar e tirar um tempo para a palavra de Deus. E claro, absorver o máximo possível de coisas boas do que assistimos.. Por exemplo eu posso editar AMVs com música gospel e aproximar outras pessoas de Deus.
    Não sejamos céticos, radicais e nem fanáticos por coisa alguma, mas peçamos sabedoria e o discernimento do Espírito Santo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente

      Passei pela mesma situação, mas depois de um tempo percebi que estava deixando Deus como segundo plano
      Minha solução foi dar um tempo,hoje eu já assisto mais não sou tão viciada e fanática como antes

      Excluir
    2. Achei ótima sua ideia com os AMVs
      Continue assim, amém

      Excluir
  31. Eu não curto animes, mas por indicação de uma amiga comecei a ver doramas coreanos e realmente me bate uma dúvida se devo ou não continuar assistindo. Vi alguns que contém muitos valores cristãos como THE HEIRS, HEARTSTRINGS, SCHOOL 2015, SASSY GO GO, BOYS OVER FLOWERS entre outros. Mas sei que também existe alguns que falam muito sobre reencarnação, paganismo e tal, e entre esses posso citar ORANGE MARMELADE e MASTER SUN (Foram apenas os que vi que distorciam um pouco as coisas). Mas ainda tenho muitas dúvidas se devo ou não continuar assistindo doramas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha examine tudo e retenha o que lhe faz bem,depois avalie sua vida espiritual e sua vida secular

      Animes e doramas(entre outras coisas) dependem de quem assistir, pois nem tudo mundo tem a capacidade de não se deixa influência

      Excluir
  32. Muito obg vc tirou uma peso grande de mim

    ResponderExcluir
  33. Ver anime não é pecado em si como ver TV depende do q vc vai asistir se não vai vmtra osprinsipios bíblicos não é pecado

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Em relação ao pokémon go um cristão pode jogar o jogo e assistir o anime? É do diabo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha jogar e assistir os dois vai te fazer mal,Pois o jogo já matou muitas pessoas,e assistir o anime não é muito Bom,Pois tem ocultismo

      Excluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Eu estou feliz por ter lido esse texto, tirou um peso das minhas costas. Sempre me perguntei se é certo ou errado assistir, mas sempre tive consciência de que alguns não são bons para ver

    ResponderExcluir
  38. Bom isso talvez me ajude,pois eu sou otaku,ou melhor era,minha mãe pesquisou e viu que é do capiroto,Eu vou colocar uns nomes de uns animes que eu já olhei e achei muito legal,se você respondesse
    A algum que você já viu eu ficaria grata..
    1-Tokyo Ghoul-eu sei esse é bem do capeta
    2-Nanatsu no taizai
    3-Fate/stay night
    4-Black Clover
    5-Darling in the franxx
    6-Attack on titan(Shingeki no kyojin)
    Entre milhares de outros,Me responda essa pergunta,Eu já olhei muitos mais muitos Animes,Eu virei um emotaku?Por favor responda a mim

    ResponderExcluir
  39. Na minha opinião cristãos podem assistir anime,desde que tenha certeza que ele não irá interferir na sua vida espiritual

    I Coríntios Cap. 6.
    12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.

    Não se deixe dominar!animes são incríveis e divertidos tem diversos gêneros mais nem tudo é para nós
    Se avalie e veja se ele esta prejudicando sua vida espiritual

    ResponderExcluir
  40. Olá...
    Eu gostava muito de assistir animes mas o Espírito Santo começou a me incomodar com algumas coisas...
    Comecei a me perguntar sobre quanto tempo eu ficava assistindo animes e quanto tempo eu ficava lendo a bíblia... Se você assiste mais anime do que tem seu tempo com Deus(não só animes mas séries, filmes, etc) e sente mais prazer nisso acho que devemos rever nosso tempo que estamos investindo nisso.
    Minha pastora falou uma vez sobre cuidar aquilo que assistimos, por que em algum momento as coisas interferem sim em nossa vida. Um exemplo: quando existe um vilão e você começa a torcer por ele é sinal que os valores estão começando a inverter... Você pode achar que não é nada mas nosso inimigo é muito astuto e ele vai usar DE TODAS as armas e brechas para agir em nossa vida.
    É muito importante que estejamos ligados em tudo, mas faça uma pergunta a si mesmo quando estiver assistindo ou fazendo qualquer coisa... JESUS ASSISTIRIA ISSO? JESUS AGIRIA DESTA FORMA? creio que essa seja a melhor maneira de se saber a resposta, e se você não sabe, pergunte ao Espírito Santo em oração.
    As vezes nos tornamos adoradores de muitas coisas e Deus acaba nos pedindo para renunciar... Deus me pediu os animes e os jogos pois eu ficava muito tempo nisso... Hoje me dedico muito mais as coisas de Deus e consagrei meu novo celular a Deus e que não iria baixar nenhum jogo nem assistir algo que o desagrade.
    Fiquem atentos a tudo, ao que você ouve, assiste ou faz.
    Não esqueçam que nosso inimigo está ao derredor esperando uma oportunidade para agir em nossas vidas.
    Mas maior é o que está em nós do que aquele que está no mundo, mas lembre "Não atente o Senhor teu Deus".
    Na graça e na paz do Senhor! Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então se pergunte, JESUS estaria na internet como você está ?

      Excluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Concordo muito!tirando "hentai" podemos assistir a qualquer anime. Gostei!!!!

    ResponderExcluir
  43. Obg pelo os comentários eu assistir muitos animes e mangás e noves e ater hentai fiquei viciados e alguns ruim e Mem afastei de deus e da família tive a ter toc e um pecado e deixe de assistir
    Gosto de animes e mangás eu também acho quer algum animes são bom quer tem valores importante como amizades
    Não atitude etc

    Pare de assistir hantai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E conversei hentai e muito ruim para saúde mental e tb pecado
      Antes pensei quer não era errado já quer e só animes hentai e animes ruim e não da vida real mais mais não era assim

      Excluir
  44. Alguns são bom quer valores ensinameto de deus
    E ante novel

    Por assistir entendo melhor

    ResponderExcluir
  45. É errado assistir hentai de acordo com Deus/Bíblia?

    ResponderExcluir
  46. Eu que seu cristão,gosto de animes no pinterest eu coloco imagens(femininos)que são fofas e bonitinhas mas devo tomar muito cuidado com aqueles que são demonios e eu evito delos
    Aviso:eu não idolatro nenhuma imagem(galeria) no pinterest eu apenos curto mas não adoro,eu adoro somente a Deus
    Então é isso que eu quero dizer que Deus esteja sempre com voces

    ResponderExcluir
  47. mano, eu n consigo entende, qnd eu vejo anime eu me sinto mal, sinto algo ruim, mais antigaMente qnd eu via anime eu n me sentia assim, maluco eu tenho tanta paranoia, eu até parei d ver Fairy Tail pq pensei q já q envolvia magia, isso poderia me levar ao interesse em magia, y me fazer vira uma bruxa ou sla, mds, ajuda

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Se o anime tiver deuses criado pelo autor tipo: em boku no hero deus ex machina, é pecado assistir anime com esses deuses ?

    ResponderExcluir
  50. Queria voltar a assistir black clover, mas agora estou na dúvida. No fundo acho que nao devo assistir, não será edificante em nada na minha vida. E talvez posso passar a acreditar que existem demônios que sao bons, o que nao existe ma vida real.

    ResponderExcluir