0

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Humildade não significa ser humilhado

Entenda e aprenda a ser humilde, pois agrada a Deus



Paradoxo quebra-gelo

Esse cara realmente pensa que é especialista em humildade? Se pensa, então ele provavelmente não é. E, se ele não é, porque vai falar de humildade?

Definição de humildade

Humildade não é humilhação por nada, apesar dessas duas palavras terem a mesma raiz “humilitas”. Não é baixa autoestima. Não é esconder seus talentos e conquistas. É a nobre escolha de renunciar sua posição e usar sua influencia para o bem alheio e não o seu próprio. Resumo: É usar sua capacidade a serviço do próximo.
Tese

A humildade torna os grandes ainda maiores. Não estou dizendo que pessoas humildes se tornam automaticamente grandes ou que você não pode ser grande sem humildade (quando falamos grandes, estamos dizendo alguém importante, conhecido ou rico).
- conhecemos pessoas humildes que não são grandes
- conhecemos pessoas grandes que não são humildes

Objetivo do texto
Tentar convencer que:
- a humildade torna os grandes ainda maiores
- humildade é um reflexo dos fundamentos que compõem a realidade

Evidências

Se preferir, motivos para cultiva-la em sua vida pessoal e relacional (profissional, familiar, amorosa, etc).
  • 1. Humildade é BOM SENSO
Ninguém é “expert” em tudo. Sabemos muito sobre algumas coisas, mas não sabemos de tudo, eu por exemplo gosto muito de matemática mas odeio química, e preciso da ajuda e outras pessoas para me ensinarem. Então se eu sei fazer algo bem feito, você consegue fazer outra coisa bem feito e outros conseguem fazer outras coisas de maneiras impecáveis, o que nós poderíamos fazer juntos? Humildade é bom senso para percebermos que não vivemos independentes, sempre precisaremos do próximo algum dia.

“Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.”
Mateus 18:20

“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” Tiago 1:5
  • 2. Humildade é BONITA
A grande verdade é que a humildade nos impressiona, alguém que é grande ouviu a opinião de um pequeno, oferecer sua cara para o próximo de dar do bom e do melhor, respeitar são sinais de humildade, E as sábias pessoas se impressionam com isso, e principalmente, Deus se alegra. Humildade faz meu coração pular de alegria. Agora a humildade nem sempre foi bonita. No mundo antigo a humildade significava puramente servidão. Era uma palavra negativa associada com a derrota. A humildade perante deuses e imperadores era recomendada porque a eles era permitido matar. Mas humildade perante alguém igual ou inferior a você era considerada ignorância e uma atitude moralmente suspeita. De fato, uma das mais prezadas virtudes na Grécia antiga era o amor a honra. Então como, agora, na cultura ocidental viemos a prezar a humildade e desprezar a busca pela glória? Universidades (seculares) estão constatando que a grande revolução da humildade aconteceu no meio do primeiro século
com um mestre de Nazaré que ensinou coisas incríveis como:

“(...) quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo;”
Marcos 10:43

Mas talvez não tenha sido os ensinos de Jesus que revolucionou a perspectiva entre humildade e grandeza, pois já encontramos pistas de humildade no velho testamento, mas o evento da cruz. A Cruz era um problema para os cristãos da época. Um paradoxo sobre o que é grandeza
Cruz: Pena máxima. A crucificação significou muito porque ou Jesus não era tão grande como pensávamos ou precisávamos redefinir a grandeza. Se o maior dos homens jamais conhecido voluntariamente sacrificou sua vida numa cruz, o inocente pelo culpado, então a grandeza deve consistir de um sacrifício voluntário, e utilizar o poder para o bem de outros.


“(...) humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.” Filipenses 2:3


“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se”
Filipenses 2:5-6


“(...) humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!” Filipenses 2:8

No mundo antigo isso seria altamente bizarro. Mas na nossa cultura faz muito sentido porque grandeza e humildade andam juntas. Nossa cultura atual é cruciforme.
  • 3. Humildade é GERADORA
A humildade gera conhecimento. Uma pessoa que é humilde está disposta a ouvir os outros e obter então mais conhecimento.
  • 4. Humildade é PERSUASIVA
A humildade convence. Ao lermos um livro sobre uma questão polêmica, por exemplo, se pegarmos 2 autores, um que só fala muito de si mesmo e só então fala sua opinião sobre o assunto e o outro que deixa bem claro que a aquilo é apensar a sua opinião, não é uma verdade absoluta, mas um simples argumento.
Ao vermos os 2 autores, o segundo converse bem mais, sua humildade deixa claro que ele está mais aberto a opiniões e então, mais sábio. Foi a humildade que o tornou tão digno de confiança.
  • 5. Humildade é INSPIRADORA
Como a humildade pode inspirar outros?
Teoria: Quando pessoas aparentam ser indiferentes e inalcançáveis nós o admiramos, mas não os imitamos, pois não cremos que possamos ser como elas. Mas quando as pessoas são disponíveis e tem tempo para você, são centrados em outra pessoa, são humildes, não apenas admiramos, nós queremos ser como elas.
Eles, por um momento, parecem iguais a nós e nós, por um momento, cremos poder ser como eles. Creio que seja assim que a humildade inspira.

A humildade não é simples humilhação, baixa autoestima, esconder seus talentos, uma técnica para liderar...

A humildade é bom senso, Bonita, Geradora, Persuasiva, Inspiradora, um reflexo dos fundamentos da realidade No centro da história, no centro de tudo há uma Cruz, o auto sacrifício do Todo-poderoso.
E se isso é verdade, a vida cruciforme, a vida moldada pela cruz, a vida humilde, é uma vida alinhada com a realidade.

“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!”
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário