0

domingo, 17 de julho de 2011

Cristianismo Simples e Puro

E comemoração aos 4000 acessos, um post bem legal ;D

Quando começou a igreja evangélica? Qual a diferença entre a igreja evangélica e a protestante(se é que existe)? Como tudo isso começou?
Caramba, a igreja Cristã... é simplesmente um conjunto de pessoas, seguidores de Cristo, que tentam ajudar uns aos outros e cada vez mais fazer a vontade de Deus. Quando isso começou? quando Jesus andava em forma humana aqui na terra, Ele e seus apóstolos iam nas casa uns dos outros para edificar uns aos outros, e andavam juntos pregando a palavra de Deus. Essa é a igreja que Jesus nos chamou para viver (igreja de verdade é gente, não é lugar vejam aqui), o local em que nos reunimos todo domingo também é chamado de igreja, mas é somente um local para reunião, adoração e edificação dos mais fortes para os mais fracos na caminhada cristã.
Só que alguns cristão pensaram que a igreja era para mandar no pedaço (no sentido de manda nas pessoas, nas leis, em tudo), e a história da igreja foi manchada através do tempo, pois foram criados vários costumes para manipular a população, e como o povo não tinha acesso a bíblia, esses costumes permaneceram por vários anos, e essa igreja está nos livros de história como a igreja católica. Cristianismo é muito mais pessoal do que grupal (por mais que em grupo ajude muito), mas ninguém pode conseguir a salvação de outros, então a igreja não era para mandar na época (Jesus nem nos chamava mais de servos e sim de amigos João 15:15, imagine a igreja querer mandar nos outros), e simplesmente, fazer o que Jesus disse, "Ide e pregai o evangelho". Essa igreja que mandava e manipulava tudo, chamou a atenção de Lutero, que tinha muito conhecimento da bíblia e viu que estava sendo feita de forma errada, então ele tenta resgatar a igreja que era vivida nos tempos de Cristo (ela ainda era vivida, mas não foi citada nos livros de história, pois não tinha o intuito de mandar). Para conseguir resgatar esse cristianismo puro e simples, ele precisou fazer um protesto contra a própria igreja para que deixassem de fazer o que faziam (o protesto só começou através de um sacerdote, pois eles tinham conhecimento da bíblia, ao contrário da população da época). O protesto foi um sucesso, mas a igreja ainda não queria perder o seu grande poder, então fizeram a contra reforma, para não perder todo a sua força e suas doutrinas não bíblicas, colocaram 7 livros a mais para que continuassem com seus costumes.
Com o passar do tempo a igreja católica perdeu o seu grande poder, e está bem parecida com a igreja evangélica hoje em dia, só continuam com seus costume que foram postos nos 7 livros a mais que colocaram. Então não existem diferença entre a igreja evangélica e protestante, esse rótulo de protestante foi por que foi usado um protesto para conseguir impor a igreja que Jesus citou na época, aquela igreja que ninguém manda em ninguém, mas aconselha uns aos outros.
Outro erro que acontece bastante é nas pessoas (e já foi postado aqui), é confundirem a igreja como um receita mágica para ir para o céu, e isso não deve acontecer como vemos nesses posts

O amor de Deus é inexplicávelO que Jesus é para você?Exemplo a todo instante.

Como a igreja tem que ser? Está em  Atos 2:42-47 e Hebreus 10:23-25, por exemplo, a igreja que se reunia de casa em casa, ajudando um ao outro e juntos espalhando o evangelho, conhecida hoje em dia também como PEQUENOS GRUPOS! Essa é a igreja que Jesus nos chamou para viver, esse é o Cristianismo simples e puro.
Se você é católico e se sentiu atacado ou algo do tipo, não se preocupe, eu só citei a história. Sei que existem falsas igrejas evangélicas hoje em dia que negociam a palavra de Deus como a antiga igreja católica. Mas essa parte da igreja católica foi destacada pois havia um tipo de parceria com o estado. Oramos por vocês para que foquem-se somente em Deus e em nada mais.

Poisé pessoa, que Deus abençoe me abençoe e a você também.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário