... |
"O amor de Deus lança fora todo o medo" - Você já deve ter ouvido essa frase algumas vezes e ela é uma completa verdade. Por quê? Vamos ver no texto a seguir.
O medo no qual eu me refiro não é referente ao medo que temos de filme de terror (como diz um pouco da imagem, coloquei ela pq é chamativo, mas talvez ela até se aplique no texto ), mas é um medo um pouco referente ao que Moisés teve quando Deus pediu para que ele fosse falar com o Faraó para libertar Seu povo, um medo um pouco parecido com os dos discípulos, assim quando Jesus morreu, pois esperavam alguém que libertasse Israel, um medo parecido com o de Pedro, quando estava afundando nas águas. Medos que quando Deus apareceu, eles foram embora, vamos analisar um pouco de cada história.
Deus aparece para Moisés que faz o tal convite para falar com faraó, Moisés fica com medo, você pode pensar de primeira que era um medo de morrer, pois iria falar diretamente com o faraó, ou então um medo de rever um passado que viveu e ser visto com outros olhos pelos que tinham vivido com ele, mas o maior medo de Moisés era pela grande responsabilidade, Moisés tinha que guiar toda uma nação e isso requeria todo um fardo pesadíssimo. Bem... como Deus lança fora o medo? Ele diz, "Eu sou o que sou... estarei com você e lhe darei as palavras", nas palavras de Deus, Ele deixa bem claro que estaria presente com Moisés, e principalmente, dividiria o fardo com ele, como também dito por Jesus, quando o fardo estiver pesado, clame por Ele que ele dividirá com você. Primeiro motivo para não ter mais medo? Deus está com você e divide o fardo com você.
A segunda história é sobre os discípulo que tinham o medo da incerteza, eles tinham "certeza" que Cristo era o Senhor, mas então ele morreu, ficaram na dúvida se realmente era, eles colocaram as expectativas num Cristo revolucionário que fosse libertar Israel.
Todos esperavam um Cristo revolucionário, alguém bem guerreiro estilo Josué, que fosse mover o povo para uma grande guerra, rebelião e então libertação, mas Cristo apareceu com uma proposta completamente diferente, falando de que se alguém te acertar na face, você então oferecer a outra. "O quê?!?! Esse cara é louco?!?" Bem... a partir dos milagres os apóstolos foram acreditando aos poucos, mas ainda com esse pensamento na cabeça (de que Jesus seria o grande revolucionário), e quando ele se foi, sentiram medo, voltaram para suas casa e ficaram desanimados, bem quando Jesus reapareceu para Pedro, peguntou se Pedro o amava três vezes, Pedro as três vezes respondeu quem sim, isso foi referente as três vezes que Pedrou negou Jesus. O segundo motivo para ter medo? Expectativas no que não é de Deus, nos deixando incertos, mas quando confirmamos nosso amor em Deus, eles nos tranquiliza e põe nossos pés no chão.
A última história é sobre Pedro (de novo) no mar, Pedro estava andando no mar olhando para Cristo, porém quando desviou seu foco para as ondas, que podem ser representadas em nossas vidas como dificuldades, ele começou a afundar, essa é o medo mais comum, é quando damos mais importância para a dificuldade e esquecemos Deus, aí então ela nos engole, porém quando focamos mais em Deus do que nelas, passamos por ela como Pedro estava andando sobre as águas. O que Jesus disse? "Por quê não teve fé?". O terceiro motivo de medo? É quando não acreditamos (não temos fé) que Deus é maior que todos os nossos medos.
Realmente quando estamos com Cristo e vivendo com Cristo não temos mais medo, nossa esperança fica em Deus e Ele nos dá paz e tranquilidade, enxergamos problemas e dificuldade com outros olho, olhos sem medo.
M. Benny.