0

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Quais os mandamentos que ainda devemos seguir do velho testamento?

Ta, esse post vai ser um dos mais difíceis.

Todos que já deram uma lida no velho testamento sabe que lá possui vários mandamentos (mais de 600), contando com os 10 mandamentos de moisés são os principais, mas ao longo da história do velho testamento, foram criados várias leis para guiar aquele povo. Primeiro vamos entender essa passagem do velho para o novo testamento, isso não é por acaso. A bíblia é dividida em 2 partes porquê acontece o maior acontecimento da história, a vida, morte e ressurreição de Cristo. Depois disso Deus mudou o seu tratamento de com os homens. 

Tentarei fazer uma comparação difícil, mas lá vai. Imaginem a humanidade como um ser vivo homem, o início da humanidade (com Adão e Eva) era um ser vivo que acabou de nascer e assim como uma criança, os povos do velho testamento precisavam de muitas regras e punições para andar no caminho correto, para que a sociedade continuasse a existir e não se acabasse com o pecado. Fazendo analogias com minha comparação, todos esses mandamentos do velho testamento seriam aquelas várias regras que se dá para uma criança (humanidade), regras como não coloque o dedo na tomada, não entre na piscina e não mexa com fogo (que no caso, fogo, tomada e piscina representam pecados), e quando desobedecesse levava umas palmadas (mandamentos de punições).

Então depois de um tempo, Deus manda o melhor professor de todos os tempos, Jesus Cristo. Os ensinamentos desse professor amadurecem a criança (humanidade) e ele acrescenta novos pensamentos nas antigas regras. Depois desse grande aprendizado, a criança virou um jovem. No qual não precisa mais ser punido fisicamente. No qual já amadureceu sua mente e hoje pode fazer a vontade de Deus da melhor forma possível como ele sempre quis. Por quê Deus não mandou Jesus antes? A sociedade ainda era uma criança muito nova, não iria entender, acompanhar e cumprir os ensinamentos de Jesus. Os ensinamentos do mestre são mais complexos de se cumprir do que aquelas regrinhas. A punição agora não é mais física, o pai então dá uma liberdade para seu filho, ele pode fazer o que ele quer, livre de punições, porém se ele decidir viver fazendo coisas ruins, ele acabará na cadeia (inferno) e se ele fizer coisas boas ele viverá livre para sempre junto ao pai, o jovem pode até não ser mais punido fisicamente, mas caso ele erre em sua vida e escolha o caminho errado, viverá o resto da vida longe de seu pai, então o rapaz agora precisa se vigiar para não pecar nem se quer sua mente e continuar próximo de seu pai.

Comparação meia doida né. Foi uma comparação bem focada para os mandamentos e regras, o que podemos tirar disso? Os povos do velho testamento precisava daquelas regras, podemos achar meio bizarro hoje em dia, mas era o melhor para aquela época, agora a sociedade amadureceu (não muito), mas não é  mais através da punição que vamos ensinar os outros (ensinar o filho com palmadas eu apoio ainda), relembrando a analogia, um pai não bateria em um jovem que já tem 18 anos, não surtirá efeito, o lance agora é na conversa e no amor que Cristo ensinou. As antigas regras que faziam sentido para uma criança (uma sociedade imatura), mas não fazem mais para um jovem, ele é diferente, usa ferramentas diferentes, roupas diferentes, possui um jeito diferente. Um mandamento que é relacionado para escravos não são mais "válidas" pois nem se quer existem mais hoje em dia (talvez tenha, mas coloque num contexto geral do mundo moderno), mandamentos para apedrejar uma adultera? Nem pensar. Isso seria tratar o jovem como uma criança de novo. Digamos que o mandamento de "não adulterarás" seja "não toque na tomada" na comparação, foi necessário bater (apedrejamento) na criança para que ela não fique tomando choque direto e acabe morrendo. Porém alguém que é jovem, já sabe que não é certo colocar o dedo na tomada, se ele quiser coloca, o problema é dele, o pai agora irá apenas aconselhar.

Foi perguntado para Jesus qual era os 2 mandamentos mais importantes lá em Mateus 22 e ele respondeu "Amar a teu Deus de todo coração, alma e entendimento" e "amar o próximo como a si mesmo". Então, quais são os mandamentos do velho testamento que ainda estão válidos? Todos que são aprovados por esses dois principais e que forem cabíveis na sociedade atual. Algum exemplo? Os 10 mandamentos, que aliás, foram reforçados por Cristo. Leis das quais não são mais necessárias? Cara, quase todas. Vamos jogar o velho testamento fora? Claro que não. O nosso povo aprendeu muitas coisas no passado que podem ser repassadas para nossas vidas atuais, várias questões morais, mas não de regras. Vamos ter bom senso, ver como foi a nova vida que Jesus nos ensinou e aplicar no nosso cotidiano sem espantar os outros,  Vamos mostrar que cristianismo não é um conjunto de regras, mas um novo estilo de vida que você percebeu que era o melhor. Poisé, é isso. Acho que viajei um pouco mas acho que deu pra entender.

Que Deus me abençoe e a vocês também :)
M. Benny. - João 3:16

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário