Por que a igreja não é feita com uma só pessoa... |
Versículo chave (Marcos 2:1-12)
"E alguns dias depois entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa.
E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam; e anunciava-lhes a palavra.
E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro.
E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.
E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.
E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo:
Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?
E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vossos corações?
Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda?
Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico),
A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa.
E levantou-se e, tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos."
Vimos aí vários personagens, mas irei destacar 3
- Jesus (claro) - É a fonte de salvação e vida.
- Paralítico - O homens que precisava de ajuda.
- Homens que carregavam o paralítico - Igreja.
O paralítico era o homem com uma deficiência física, mais muito mais do que deficiência física, ele tinha um deficiência espiritual, então precisava ter um encontro com Jesus para obter uma vida nova. Mas como chegar até Ele se o seu espírito e corpo estavam deficientes? É aí que surge a igreja, Deus usa pessoas para que outras pessoas cheguem a Cristo, e assim os homens (a Bíblia fala de 4 carregando, mas não duvidaria nada se tivessem mais homens apenas acompanhando e incentivando o grupo) carregaram o paralítico até a casa de Pedro. Porém , a casa estava lotada e não era possível entrar pelas portas, então alguém teve a ideia de ir por cima. Uma ideia que poderia facilmente ser descartada, mas o grupo deu boas vindas a ideia e, com o trabalho de equipe, a fizeram. Depois que o necessitado, com a ajuda da igreja, alcançou Jesus e foi primeiramente curado espiritualmente (Perdão dos pecados, o que é o mais importante) e só depois curado fisicamente, como nós vimos nesse post, Jesus viu a fé não só a do paralítico, mas de todos eles (Marcos 2:5). Um trabalho de equipe para salvar o que é de mais importante nessa terra, a vida de alguém.
Que Deus me abençoe e a vocês também.