0

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Série cuidado com o que parece inofencivo - Cuidado com as más interpretações...

Retirar e ler somente pequenos trechos da bíblia pode ser um perigo...
É por isso que não aconselha-mos ler a bíblia de um modo em que não entendamos o contexto completo, se você tem preguiça de ler do começo, ou pelo menos do começo de um livro, que leia junto a um livro de devocional, para que possa lhe ajudar na compreensão do texto, pois pegar um texto e interpretar erroneamente é um perigo para a sua vida e na vida das outras pessoas... como diz na bíblia, não podemos ser pedra de tropeço para os mais "fracos" na fé, precisamos ser sal e luz como eu coloquei no meu último post.
Quem disse que não podemos julgar? Julgar é um ato de bravura e de amizade, quando vemos que o seu irmão está errado, temos sim que avisa-los que estão errados, a bíblia nos ensina isso, fala que o homem através do Espírito Santo ele pode sim julgar e não será julgado por ninguém (Coríntios 2:15), mas pessoas pegam o texto "não julgais para não ser julgado", o que Jesus quis dizer com isso, de que adianta eu julgar algo que o meu irmão comete se eu também cometo? muitas vezes as pessoas que não aceitam esse tal julgamento, são as pessoas que são citadas um versículo anterior (14), Jesus quer que todos cresçam, um ajudando o outro, julgando em amor, o que acontece muitas vezes é que pessoas julgam não para ajudar, mas para machucar, para se amostrar ou de modo grosseiro.
Outro texto bem comum que é MUITO mal interpretado é o da Maria Madalena, pessoas reclamam quando dizemos que algo que elas fazem está errado, pois não querem largar o pecado, e citam o texto em que Jesus interrompe o julgamento que iam fazer com Maria Madalena, mas as pessoas esquecem que Jesus logo depois diz, "Vá e não peques mais" ele deu sim um carão nela, só que foi de uma forma não grosseira.
Pessoas falam reclamando que nós falamos maus de seus atos, mesmo que a bíblia não aprove, ela diz que Deus é amor e ele vai aceitá-la de qualquer jeito. Deus é amor sim, e quem ama fala a VERDADE, não fica enganando os outro com mentirinhas, claro que Deus é amor, mas Deus também é JUSTIÇA, e ela será feita diante dos que rejeitaram Cristo.
Algumas pessoas pegam texto de coríntios, em que falam do celibato e mostram isso como uma lei ou algo do tipo, celibato sim existe, mas não é uma lei claro, o texto foi escrito ao povo de corinto, em que eram conhecidos pelas seus pecados sexuais, então Paulo escreveu, se for para pecar no casamento, é melhor que nem case e viva sua vida de solteiro para o senhor. Se uma pessoa decide não se casar, por quê não está segura de que será fiel em um casamento, CERTÍSSIMO para ela, mas se algum dia ela quiser se casar, percebe que é a vontade de Deus, é óbvio que ela não será impedida de fazer isso.
Textos de guerras no velho testamento, em que Deus manda as pessoas guerrearem... deixa que o John Piper explica no final do post =P
Mas nada fugindo do contexto, vendo sempre que existiram dois tempos, o Antes de Cristo e o Depois de Cristo, Jesus dividiu a história em duas, quebrou a graça vinda da lei para a lei vindo da graça.

Eisegese, é o nome dado a quem pega pequenos trechos para tentar explicar algo que a pessoa quer e acaba fugindo do contexto, cuidado para não fazerem isso.
Poisé pessoas, o que posso dizer para os que tem essa mania? É melhor que que sejam acompanhados por alguém, por um livro de estudos e por aí vai, ore para que Deus possa tocar no seu coração no momento da leitura. Que Deus abençoe a todos e a mim também. ^^

Como dito, John Piper
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário