0

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Igreja de Atos, o maior exemplo de igreja





Pastor Jhonny Bastor entrou em contato comigo, ideias muito boas e bem parecidas com as minhas, enfim - Aqui vai um pouco de suas palavras.

Quando nós começamos a ler o livro de Atos dos Apóstolos, vemos claramente qual é o modelo de Igreja que o Senhor Jesus quer para o seu povo. 

Atos 2: 42-47 mostra como era que os convertidos viviam. Eles eram doutrinados pelos apóstolos (emissários), tinham comunhão, comiam juntos, oravam juntos, tinham muito temor a Deus, e por esses motivos, muitos milagres aconteciam no meio deles. Também, eles ajudavam uns aos outros financeiramente, pois, à medida que aparecia alguém com alguma necessidade, eles chegavam a vender até os seus próprios bens para ajudar, e se reuniam todos os dias para orar, louvar, comer, com muita alegria, sendo exemplos para todo o povo. E dessa forma Deus ia acrescentando as vidas que iam sendo salvas. Isso é confiar em Deus acima de tudo! 

Claro que hoje em dia não tem como nós ficarmos o tempo todo reunidos, pois vivemos em uma sociedade capitalista e consumista, onde muitos afazeres ocupam o nosso tempo, e nem podemos sair vendendo nossas propriedades, mas podemos ajudar materialmente e financeiramente sempre que soubermos que alguém está precisando, observando se a pessoa realmente tem o coração voltado pra Deus ou se ela está se aproveitando da boa vontade do “irmão”. 

Podemos nos reunir durante a semana nas casas, através de grupos familiares, células, grupos caseiros, grupos de oração, de comunhão, chame do que quiser, mas precisamos ter esse tempo de comunhão, no partir do pão, na conversa e nas orações. 

Podemos nos reunir também aos domingos em um espaço onde todos possam estar juntos, chame de igreja, congregação, ministério, do que quiser, porque a verdadeira igreja somos nós, o espaço em si é apenas um lugar aonde o corpo de Cristo Jesus irá se reunir, pois o próprio Jesus deixa bem claro em sua palavra que a Igreja é cada um de nós, a Igreja é o corpo, e um corpo precisa estar em movimento e não parado em um determinado lugar, não é a toa que Jesus deixou um mandamento determinante para o povo dEle lá em Lucas 24: 44-48 para que o evangelho fosse pregado em todas as nações. E em Marcos 16: 15-18 Jesus manda ir por todo mundo e pregar o evangelho a toda criatura, e que os sinais acompanhariam aos que crerem, para acompanhar, algo precisa estar em movimento! Não é? A Igreja precisa se mover em Deus, a Igreja não pode estar centralizada em um só lugar, ir para a igreja não deveria significar ir ao culto, mas se unir aos seus amigos para ir pregar a verdade.

Jesus tem chamado uma Igreja ativa e não passiva e omissa a grande comissão. 

Um erro que a Igreja de Atos cometeu, mas que Jesus corrigiu foi porque eles não tinham ido ainda, e por esse motivo Jesus permitiu uma perseguição a eles, para que o evangelho pudesse ser propagado para as extremidades de Jerusalém (Atos 8). 

Porém, o modelo de Igreja continua, pois eles viviam exatamente o que Jesus ensinou. 

A Igreja de Atos era uma Igreja de oração (Atos 4: 23-31), era uma Igreja que tinha a graça de Deus, pois os seus corações eram um só com o Senhor (Atos 4: 32-37), os apóstolos (emissários), não eram como os de hoje em dia, as ofertas que eram levadas aos pés deles, eles distribuíam conforme a necessidade da igreja, até levita ofertou para a necessidade da igreja, pois a igreja é o povo. Nós podemos levantar ofertas para manutenção de um determinado espaço onde a igreja de Cristo se reúne. Mas não podemos parar por aí. Temos tantas pessoas no nosso meio que precisa de algo, tantos missionários, evangelistas, pastores, e até apóstolos no campo precisando de sustento para pregar o evangelho, e o que vemos hoje é um exagero em relação a prosperidade financeira, pessoas que se dizem de Deus, vivendo um evangelho luxuoso, extravagante, pomposo, imperialista, enquanto outros estão em lugares remotos, e vivendo de maneira simples, chegando a passar várias privações para pregar a palavra. 

E ainda querem deturpar o que o próprio Deus ensina, dizendo que se você ofertar na vida de quem é próspero, você receberá o mesmo nível de prosperidade que aquela pessoa tem. Sendo que a bíblia ensina que quem dar para quem precisa, empresta a Deus, ou seja, quem ajuda uma pessoa pobre, que está passando necessidade, está ofertando ao próprio Deus. Agora eu pergunto. Você prefere dar pra quem já tem não (emprestar a Deus) ou dar pra quem não tem? Eu prefiro fazer o que a Igreja de Atos fazia, emprestavam a Deus, por isso que a Igreja de Atos experimentara tantos milagres e sinais do Senhor Jesus. 

O próprio Pedro em Atos 3: 1-10 foi usado por Deus para fazer um paralítico andar, e Pedro não tinha nem ouro e nem prata, ele era uma pessoa da classe baixa, um pescador, e muitos apóstolos hoje tem ouro e prata, mas não podem dizer a um paralítico: levanta e anda, pois não possuem essa autoridade que vem de Deus. 

A igreja de hoje precisa urgentemente voltar ao evangelho puro e simples, pois o que temos visto hoje é a igreja de Laodiceia em ação. Rica, próspera, com poder, porém, pobre, cega, nu, maltrapilha, suja, surda, maquiada, por esse sistema maldito que foi introduzido pelos próprios homens que se dizem de Deus. 

Autor: Pastor Johnny Basto 






Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Não podemos termos dúvidas,que a "Teologia da Prosperidade"é a heresia que tem norteado a igreja,no apelo possessivo,em detrimento da Prósele do Pai,essa teologia só tem servido mais ao Príncipe desse século do que qualquer outra coisa,por esse fermento modernísta promeiteca,da" comodidade,conforto e bem estar",fazem das pessoas não se prepararem,para se encontrarem com Deus,principalmente pela morte como estatuto de ordenação,muitos nesses fermentos preferem morrerem norcáutizados no leito da enfermaria,se tiverem planos como mais uma das posses dessa propaladas comodidades,ninguém querem o discípulado das afições,como academia catártica,para valorar a verdadeira Vida,que é a Eterna,infundida em nós que é o Espírito Santo,mais o império do "eu"e suas auto satisfação,e posseção é o que estão mandando.Que Deus faça valer suas Misericórdias,nos dando graças para despojamentos sinçero.

    ResponderExcluir