0

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Lazer: diabólico ou divino?

E aí? Resposta do EU


O antídoto para continuar vivendo, e não vegetando, chama-se lazer. Parece-me que o Diabo fez um bom trabalho ao dar a essa palavra um significado um tanto menosprezado. Lazer não é algo opcional, algo como se você estivesse em uma sorveteria e falasse assim para o rapaz que estaria te atendendo: “Eu não quero de chocolate, não. Eu gostaria de morango, por favor”. Seria por pensar desse jeito que veias do coração entopem tanto ultimamente? Acho que sim. Lazer como opção é do diabo. Lazer em excesso também. Lazer ( e você pode chamar de descanso, tempo de confraternização, etc ) na proporção certa, ou seja, na proporção divina, glorifica a Deus e renova o homem.

Como se usa um celular com bateria descarregada? Como se viaja de carro sem gasolina? Ou como descemos na parada certa se estamos dormindo?

A verdade simples é que não podemos funcionar com energia constante. Isso seria uma, perdoe-me a expressão, burrice, porque todos nós conhecemos uma lei chamada entropia, não?

Ela se expressa mais ou menos assim: se nós não nos abastecermos, não funcionaremos à todo vapor. E um dia realmente iremos parar de vez. Precisamos comer, dormir, se não morremos no final das contas. Mas precisamos nos divertir também – e de preferência com bons amigos – seja surfando, assistindo um bom filme ou apenas tendo uma boa conversa. Tudo isso com direito a boas piadas, boas gargalhadas, bons papos.

Se não fizermos também morreremos, mas é uma morte diferente. Não teremos mais força emocional para nos envolver com assuntos sérios. Não ousaremos mais sonhar tão alto os sonhos que antes tínhamos para Deus. Não resplandeceremos quem de fato Deus é – como de fato ele merece e do jeito que conseguimos.

Sem lazer – sem parar, descansar – seremos vividamente mortos-vivos e teremos tanta utilidade na mão do diabo, mas não na de Deus. Por amor a sua família, amigos, igreja e o mundo que não conhece a Cristo, descanse. Pare. Brinque com seu cachorro, mas não se esqueça dos seus filhos, viu? Alegre-se. Curta a vida de forma responsável. A sua alma irá agradecer, e Deus certamente o usará.

De vez em quando, penso o seguinte: não seria contradição ser cristão e não saber o que o faz rir e descansar?

Concluo dizendo: que se você como cristão nunca para para apreciar e desfrutar a vida sem preocupação (às vezes com amigos, às vezes com a família ou às vezes sozinho) e nunca pensa nisso como algo absolutamente sério assim como você pensa nas pessoas que vão para o inferno – você está correndo um grande risco, assim como aquele cristão que vive num oba-oba seguido sempre de outro oba-oba.

Fomos criados para levar tudo muito a sério e com devido respeito sempre, não às vezes. Então, por que você, cristão, parou há muito tempo de brincar e de se alegra? Isso não é levar tudo a sério e com devido respeito sempre.

Precisamos glorifcar a Deus constantemente, mas sem lazer isso se torna impossível.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário