0

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Como falar sobre pastores ladrões e mentirosos?

Bem... aqui vai a resposta tão esperada ;D


Ultimamente explodiu na mídia a onda de grandes pastores, podemos aqui citar Silas Malafaia, Valdomiro, Feliciano e outros, mas aí eu faço algumas pequenas perguntas, convém criticá-los? Convém expor o que eles fizeram de errado no facebook? Muitos pelos mundo aí o chamam de ladrões, safados, mentirosos... mas e aí, nós os chamamos de quê? Não estou aqui parar dizer que esses que eu citei e outros estão fazendo coisas certas ou não, mas e se tiverem fazendo coisas erradas? Como proceder?

Primeiramente devemos deixar bem claro que a igreja não é do pastor X ou Y, mas a igreja é de Jesus, ou seja, o pastor é uma coisa e a igreja é outra, se algum líder estar errado, isso não tem nada a ver com os fiéis da igreja, pode ser que um irmãozinho da igreja mundial seja muito mais forte espiritualmente que você, então antes de tudo, não vamos focar numa igreja como um todo (principalmente para os membros), mas o focar o erro apenas para quem estar errando, lembrando que isso pode acontecer com qualquer pessoa que trabalhe na igreja, como pastor, diácono, pessoas do setor financeiro e entre outros.

Caso você conheça essa pessoa e ela é da sua igreja, a bíblia já te traz passos de como proceder, sabia? Em Mateus 18:15-17 fala sobre esses passos, vamos ler? (Leitura) Você pode então ficar com dúvida, “Mas aqui está escrito, “Pecar contra ti”, e se não for algo diretamente a mim, como pegar dinheiro da igreja para si ou ensinar falsas doutrinas”, então eu lhe pergunto, será que não está ligado a você? ‘Normalmente’ um membro da igreja aprende as doutrinas da igreja e paga seus dízimos, se estão pegando o dinheiro no qual você está contribuindo para que seja usado de forma errônea ou você está aprendendo doutrinas incorretas por conta de falta de estudos do pregador ou até mesmo estudos mal intencionados, então está sim pecando diretamente a mim, diretamente a você, então cabe sim utilizar os passos de Mateus 18.

Só para finalizar essa primeira parte, devemos enxergar esse erro como qualquer outro, e como um erro de um irmão do seu PG não espalhamos para ninguém (ou teoricamente não era para espalhar), não devemos sair dizendo essas coisas para os de fora da igreja, não estou aqui dizendo que quero esconder os erros que acontecem, mas que eles devem ser resolvidos de maneira sábia.

“Ok, se for da minha igreja eu entendi, mas e se não for da igreja?” – Aí a situação fica um pouco mais difícil, usando o exemplo algum pastor famoso, como proceder? Bem, que tal um exemplo bíblico? Paulo escrevia cartas para as igrejas com o intuito de informar e corrigir os erros que elas estavam cometendo, ele não espalhava para os outros, mas escrevia diretamente para eles, ou seja, se tiver oportunidade ou algum meio, tente se comunicar com eles, mas caso não consiga, faça outra coisa que Paulo também fazia demais, ore por eles, ore para que eles tenham uma vida de santidade e intimidade com Cristo. Agora sair fofocando no facebook não é atitude de homem e muito menos de um Cristão. Então você pode dizer – “Ah, mas a intenção das minhas postagens são com o intuito de que as pessoas abram a mente” – Ou até mesmo pode dizer – “Estão com a intenção de explicar para os outros que eles não fazem parte da igreja de Cristo” – Sabe o que Paulo já falou uma vez? Vamos ler Filipenses 1:15-18 (Leitura) Vemos aqui que muitos pregavam Cristo par si mesmo, pregavam Cristo de maneira errada, mas Paulo ainda sim se alegra pelo fato de Cristo estar sendo pregado, Deus já usou até uma jumenta para falar com seu povo, usar um pastor mal intencionado não era pra ser tão absurdo, ou seja, o carinha lá da igreja X com algum pastor “mala” ainda sim está ouvindo sobre Cristo e sendo instruído para ler a bíblia, mas isso não quer dizer que Deus aprova o que esses caras estão fazendo de errado, quem faz a obra na vida de alguém é Deus e não o pregador.


Então para encerrar, se avistar alguém fazendo zuera com o nome de Cristo em alguma igreja, se tiver a oportunidade de falar com Ele ou Eles (os que estão cometendo o erro) ótimo, se não, não cabe a mais a você tal assunto, apenas ore por eles, agora é com Deus e a igreja no qual o membro congrega a resolver tal problema.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário