0

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Líderes de pequeno grupo, por quê vocês são líderes?

Como um líder tem que ser?
Post não é para um líder qualquer, voltando para os de Pequeno grupo.
E então, por quê os líderes são líderes? Será que é por que possuem um conhecimento maior da Bíblia? Será que é por que consegue mandar mais? Será que é por que são superiores em algo? - Não se esqueça:
Os líderes são líderes por que conseguem servir melhor ao grupo.
Mas claro, não é servir qualquer coisa, é servir a palavra de Deus, e para que consiga servir a palavra de Deus é preciso ter pelo menos um conhecimento médio da Bíblia, e organizando as coisas de tal forma para que a palavra seja passada e vivida da melhor maneira possível.
Se fosse só pelo fato de haver um conhecimento melhor da Bíblia, existem pessoas que conhecem a Bíblia toda, mas não conseguem guiar o seu rebanho, que é o papel do líder. Conhecimento é bom, mas existem pessoas com mais facilidades de servir e liderar do que outras.
Então vamos a algumas perguntas que, com as respostas irei dizendo como o líder tem que ser.
O pg (pequeno grupo) só ocorre quando o líder estiver presente?
Primeiro que pg não é só uma reunião formal, pg é viver a palavra de Deus de várias formas, não só em uma reunião partilhando a Bíblia e suas vidas, mas de fazer coisas que fortaleçam a amizade e os valores bíblicos, como uma ida ao cinema ou ajudar uma instituição de caridade etc. Então o pg não obrigatoriamente é uma reunião de aprendizagem, é viver igreja. Se o líder for o único que possui conhecimento da Bíblia, então realmente é melhor que só ocorra com o líder, mas se outros tiverem conhecimento da palavra, então não tem o por que de não acontecer.
Em um pg, só quem pode exortar é o líder?
Claro que não, o líder possui a função sim de exortar em amor, mas isso não é papel só do líder. Deus não usa somente os líderes, se você tem algo Bíblico ou uma experiência de vida ou um testemunho etc, claro que  pode ser compartilhado e usar como exortação, claro que se alguma besteira for dita, o líder estará lá para corrigir, mas se os outros estiverem mostrando a palavra ou algo conectado a palavra, não tem motivos para interromper.
O líder pode mandar?
O líder vai direcionando o pg para que ocorra da melhor forma possível, se for preciso ele mandar algo, que seja com intenção de servir melhor os outros.
Por que líderes são líderes?
Deus dá dom a todos da igreja, e alguns são de liderança, para que alguns não andem desnorteados. É como se tivesse um caminho a ser seguido e com beiradas muito perigosas e o líder fosse na frente colocando certas cercas (trabalhando e servindo) para que o povo consiga caminhar melhor, sem se desviar.
Mais ou menos Moisés abrindo o mar no meio.
E finalizando, o exemplo de um líder que estou me espelhando é o Daniel de Mattos, ele é um líder humilde e eficiente, deixando bem claro suas intenções. Quer ser um líder? fala com ele ;D

Que Deus me abençoe e a vocês também.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário